quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Leonardo Da Vinci


O Homem Vitruviano é um desenho de 1492, feito por Leonardo Da Vinci, no qual expõe o traçado e proporções do corpo humano. Também é um conceito da obra "Os dez livros da Arquitetura", do arquiteto romano Marco Vitruvio Polião.
 
Homem Vitruviano
O conceito elabora a noção a respeito da divina proporção através do raciocínio matemático, sendo um modelo ideal para todo o ser humano. As proporções do "homem vitruviano" são perfeitas e inserem o conceito clássico e divino de beleza.
As descrições de Vitrúvio foram se perdendo no decorrer dos anos e as cópias fugindo do traço original, dentre tantos desenhos, ficando a representação gráfica de Da Vinci a mais difundida no momento atual.
Leonardo Da Vinci teria feito o desenho no ano de 1490, e faz parte da coleção "Gallerie dell’Accademia", na cidade de Veneza, Itália. No desenho, as posições dos braços e pernas expressam quatro posturas diferenciadas inscritas em círculo, sendo o centro da figura o umbigo.
O desenho reúne todo o interesse que Leonardo Da Vinci possuía sobre arte e ciência, o desenho tornou-se mais pleno nas mão de Da Vinci, no qual há correções de medidas à perfeição da forma humana.
No conceito da "Divina proporção", tão expressado em obras renascentista , há a busca e definição das partes corporais do ser humano. Entende-se que a "Divina proporção" teve uma de suas origens na Grécia Antiga, onde se conhecia os quatro sólidos geométricos perfeitos: "tetraedro", "hexaedro", "octaedro" e "icosaedro", associados aos quatro elementos da natureza.
O significado do desenho
O desenho encontrado nas notas de um dos muitos diários de Leonardo da Vinci, um dos homens mais famosos de toda a história da arte e da ciência, o desenho retrata uma figura masculina desnuda e mostrando ao mesmo tempo, as duas posições sobrepostas dos braços inscritos entre um círculo e um quadrado.
A cabeça desse homem foi calculada assim como todo o seu corpo e possui um oitavo da altura total de suas dimensões. O desenho, suas proporções e seu texto também são chamados por várias pessoas de Cânone das Proporções.
O desenho está atualmente na Gallerie dell’Accademia na cidade de Veneza, na Itália. Os muitos examinadores do desenho constataram que todas as combinações das posições das pernas e braços do homem vitruviano formavam quatro posturas diferentes. Todas as posições que os braços formam em cruz juntamente com os pés, estão desenhadas no quadrado.
O umbigo também foi analisado e é como o centro da gravidade, permanecendo imóvel, mesmo nas outras posições.
Curiosidades sobre o desenho
Antes de Leonardo um homem chamado Vitrúvio já havia tentado desenhar o homem com essas dimensões, mas somente Leonardo da Vinci conseguiu fazer o desenho perfeito, através de todos seus cálculos e proporções matemáticas.
Esse desenho é considerado uma grande realização do renascimento, uma época cultural importante para as mudanças no pensamento da cabeça dos homens dessa época e também é sempre considerado um grande símbolo da simetria de todo o corpo humano, a área total do quadrado é igual a área total do círculo e depois de muitos anos foi descoberto que o desenho pode ser utilizado para calcular o valor numérico conhecido como pi, na matemática, o que mostra ainda mais a genialidade de Leonardo da Vinci, seu criador.
Nunca nenhum desenho superou a criação de Leonardo, que mesmo tendo feito a obra em 1490, há mais de 500 anos atrás, tinha todas as técnicas e sabia muitas fórmulas matemáticas, era realmente um homem avançado para o tempo em que vivia.

Confúcio

Agir
Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos
Confúcio

Winston Churchill


"Fanático é quem não pode mudar de idéia e não quer mudar de assunto."
(Winston Churchill)